Profª: Nara Raquel N. Borges
Acadêmicas: Bárbara Azambuja e Bibiana Oliveira
Título: Projeto de Educação e Saúde Bucal para crianças na Educação Básica
Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Cruz
Turmas Envolvidas: 1º a 3º ano (I Ciclo)
Período de Duração: Meses de Maio e Junho ( 2 vezes ao mês)
Justificativa: A Escolha do tema deve-se a necessidade de desenvolver o hábito pela higiene bucal, visando a integração entre pais, alunos, professores e profissionais de saúde, proporcionando a interdisciplinaridade entre a escola e o posto de saúde.
A alimentação adequada é um fator muito relevante ao falarmos de higiene bucal, é necessário ter uma alimentação equilibrada. A alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de Flúor.
Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar Cáries.
Cada "ataque" pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento. Até as "beliscadas" podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.
Falar da importância de se alimentar bem, indiretamente é falar de higiene bucal. É importante que os hábitos sejam criados durante a infância.
Ter como relevância à prevenção de doenças bucais e o hábito da escovação, formação de uma cultura de higiene nas crianças integradas ao projeto é também prestar atenção para a importância de uma alimentação saudável. As crianças ao entrarem em contato com a rotina de escovação serão estimuladas a criar o hábito de higiene e promoção de saúde oral.
Objetivo Geral: Propor a parceria entre a escola, o posto de saúde e familiares, visando à promoção de saúde e o hábito de higiene bucal.
Objetivo Específico: Divulgar o projeto na escola e comunidade, promover a hábito de higiene bucal nas crianças do 1º ao 3º ano. Orientar a utilização da escova, pasta, fio e aplicação do flúor pelos profissionais de saúde.
Metodologia: Propiciar momentos de reflexão e informações sobre o efeito da alimentação na saúde oral com a participação de professores, alunos e comunidade.
Reuniões com os professores e auxiliares da escola, para socializar e recolher sugestões. Posteriormente a apresentação do projeto aos pais para que ocorra a compreensão da família e a continuidade em casa.
A abordagem pedagógica será através de jogos, material de colorir, dinâmicas, cartazes construídos pelos alunos, tudo com o objetivo de explorar o tema de saúde bucal.
1ª – Reunião com professores e auxiliares da escola com a necessidade de conscientização e integração no ambiente escolar perante ao projeto apresentado, visar a motivação e a forma correta da utilização do material adequado ao projeto com noções básicas de higiene bucal, técnicas de escovação e identificação dos principais problemas bucais dos alunos.
2ª – Organizar perante toda a comunidade (professores, pais, alunos e profissionais da saúde), uma oficina de escovação, os professores e os profissionais de saúde terão a função de explicar, informar, conscientizar e esclarecer dúvidas futuras que possam surgir no decorrer do projeto. Projeto no qual deve ter a sua continuidade durante todo o ano letivo, sendo estipulado que sempre após as refeições as crianças serão levadas ao banheiro para que seja feita a higiene bucal.
3ª - Criação do personagem Zé Bocão
Material Utilizado:
- Folhetos explicativos, com ajuda de patrocínio caso aja a necessidade;
- Material em sala de aula como vídeos que contenham historinhas infantis com a proposta, desenhos, material para colorir, jogos, cartazes;
- Escovas, pasta dental, fio dental com a distribuição entre todos os participantes;
- Banheiro com pias adequadas para a altura da criança com espelhos;
- Utilização de sucata pra a confecção do personagem Zé Bocão;
- Recursos Humanos: Enfermeira do posto, Dentista, Professores, Funcionários e Familiares.
Redes de Apoio: O posto de saúde juntamente com os profissionais, contato com representantes de distribuição e venda de pastas e escovas de dentes para que ocorra a distribuição através de doação do material tais como: escova dental, pasta dental, fio dental, flúor.
Avaliação: A avaliação será processual e continuada em reuniões pedagógicas e nas oficinas realizadas com as crianças, considerando a participação, envolvimento e sistematização.
- Identificar movimentos de escovação
- Socializar o conhecimento aprendido na escola, envolvendo sua família,
Cronograma:
1º encontro: Visita do dentista e enfermeiro à escola(conversa com as crianças e professores)
2º encontro: Relembrar através da rodinha o que foi conversado e falado no encontro anterior. Confeccionar com sucata o personagem Zé Bocão.
3º encontro: Apresentação de um vídeo para conhecimento de uma música sobre escovação. Aplicação de jogo pedagógico.
4º encontro: Conversa em rodinha e pintura de desenhos sobre o assunto. Expor os trabalhos desenvolvidos durante a aplicação do projeto para os pais e familiares.
Exemplo de Atividade:
Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,
Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 92 p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 17) (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ISBN 85-334-1183-9
1. Saúde Bucal. 2. Promoção da saúde. 3. Saúde pública I. Título. II. Série.
Bastos, Eduardo Jornada. - Sorria! A Saúde da Boca Bate á Porta/ Eduardo Jornada Bastos – Santiago: Prefeitura Municipal de Santiago, 2007. 16p. Il.
Cartilha ilustrada para orientação em saúde bucal.
1. Odontologia Preventiva. 2. Saúde Bucal. 3. Educação em Saúde. I. Título.
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 156 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ISBN 84-334-1050-6
1. Odontologia. 2. Controle de risco. I. Título. II. Série.
http://dab.saude.gov.br/cnsb/publicacoes.php
http://www.colgate.com.br/app/BrightSmilesBrightFutures/BR/OHE/HomePage.cvsp
(Educação e Saúde)
Acadêmicas: Bárbara Azambuja e Bibiana Oliveira
Título: Projeto de Educação e Saúde Bucal para crianças na Educação Básica
Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Cruz
Turmas Envolvidas: 1º a 3º ano (I Ciclo)
Período de Duração: Meses de Maio e Junho ( 2 vezes ao mês)
Justificativa: A Escolha do tema deve-se a necessidade de desenvolver o hábito pela higiene bucal, visando a integração entre pais, alunos, professores e profissionais de saúde, proporcionando a interdisciplinaridade entre a escola e o posto de saúde.
A alimentação adequada é um fator muito relevante ao falarmos de higiene bucal, é necessário ter uma alimentação equilibrada. A alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de Flúor.
Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar Cáries.
Cada "ataque" pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento. Até as "beliscadas" podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.
Falar da importância de se alimentar bem, indiretamente é falar de higiene bucal. É importante que os hábitos sejam criados durante a infância.
Ter como relevância à prevenção de doenças bucais e o hábito da escovação, formação de uma cultura de higiene nas crianças integradas ao projeto é também prestar atenção para a importância de uma alimentação saudável. As crianças ao entrarem em contato com a rotina de escovação serão estimuladas a criar o hábito de higiene e promoção de saúde oral.
Objetivo Geral: Propor a parceria entre a escola, o posto de saúde e familiares, visando à promoção de saúde e o hábito de higiene bucal.
Objetivo Específico: Divulgar o projeto na escola e comunidade, promover a hábito de higiene bucal nas crianças do 1º ao 3º ano. Orientar a utilização da escova, pasta, fio e aplicação do flúor pelos profissionais de saúde.
Metodologia: Propiciar momentos de reflexão e informações sobre o efeito da alimentação na saúde oral com a participação de professores, alunos e comunidade.
Reuniões com os professores e auxiliares da escola, para socializar e recolher sugestões. Posteriormente a apresentação do projeto aos pais para que ocorra a compreensão da família e a continuidade em casa.
A abordagem pedagógica será através de jogos, material de colorir, dinâmicas, cartazes construídos pelos alunos, tudo com o objetivo de explorar o tema de saúde bucal.
1ª – Reunião com professores e auxiliares da escola com a necessidade de conscientização e integração no ambiente escolar perante ao projeto apresentado, visar a motivação e a forma correta da utilização do material adequado ao projeto com noções básicas de higiene bucal, técnicas de escovação e identificação dos principais problemas bucais dos alunos.
2ª – Organizar perante toda a comunidade (professores, pais, alunos e profissionais da saúde), uma oficina de escovação, os professores e os profissionais de saúde terão a função de explicar, informar, conscientizar e esclarecer dúvidas futuras que possam surgir no decorrer do projeto. Projeto no qual deve ter a sua continuidade durante todo o ano letivo, sendo estipulado que sempre após as refeições as crianças serão levadas ao banheiro para que seja feita a higiene bucal.
3ª - Criação do personagem Zé Bocão
Material Utilizado:
- Folhetos explicativos, com ajuda de patrocínio caso aja a necessidade;
- Material em sala de aula como vídeos que contenham historinhas infantis com a proposta, desenhos, material para colorir, jogos, cartazes;
- Escovas, pasta dental, fio dental com a distribuição entre todos os participantes;
- Banheiro com pias adequadas para a altura da criança com espelhos;
- Utilização de sucata pra a confecção do personagem Zé Bocão;
- Recursos Humanos: Enfermeira do posto, Dentista, Professores, Funcionários e Familiares.
Redes de Apoio: O posto de saúde juntamente com os profissionais, contato com representantes de distribuição e venda de pastas e escovas de dentes para que ocorra a distribuição através de doação do material tais como: escova dental, pasta dental, fio dental, flúor.
Avaliação: A avaliação será processual e continuada em reuniões pedagógicas e nas oficinas realizadas com as crianças, considerando a participação, envolvimento e sistematização.
- Identificar movimentos de escovação
- Socializar o conhecimento aprendido na escola, envolvendo sua família,
Cronograma:
1º encontro: Visita do dentista e enfermeiro à escola(conversa com as crianças e professores)
2º encontro: Relembrar através da rodinha o que foi conversado e falado no encontro anterior. Confeccionar com sucata o personagem Zé Bocão.
3º encontro: Apresentação de um vídeo para conhecimento de uma música sobre escovação. Aplicação de jogo pedagógico.
4º encontro: Conversa em rodinha e pintura de desenhos sobre o assunto. Expor os trabalhos desenvolvidos durante a aplicação do projeto para os pais e familiares.
Exemplo de Atividade:
Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,
Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 92 p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 17) (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ISBN 85-334-1183-9
1. Saúde Bucal. 2. Promoção da saúde. 3. Saúde pública I. Título. II. Série.
Bastos, Eduardo Jornada. - Sorria! A Saúde da Boca Bate á Porta/ Eduardo Jornada Bastos – Santiago: Prefeitura Municipal de Santiago, 2007. 16p. Il.
Cartilha ilustrada para orientação em saúde bucal.
1. Odontologia Preventiva. 2. Saúde Bucal. 3. Educação em Saúde. I. Título.
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 156 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ISBN 84-334-1050-6
1. Odontologia. 2. Controle de risco. I. Título. II. Série.
http://dab.saude.gov.br/cnsb/publicacoes.php
http://www.colgate.com.br/app/BrightSmilesBrightFutures/BR/OHE/HomePage.cvsp
(Educação e Saúde)
1 comentários:
gostei demais das dicas, vou aplicar no colegio particular zona norte , adorei o blog, parabéns!
Postar um comentário