Síntese do texto: Por uma educação escolar inclusiva afetiva.

A educação inclusiva deve estar atenta que a afetividade funciona como forma de colaboração.

Vigostski argumenta que qualquer atividade deve ter a presença de um estímulo afetivo, principalmente com crianças que tenham atrasos mentais. Sem afetividade não é possível estabelecer um vínculo de aproximação com a criança especial ou qualquer outra.

A afetividade está relacionada com a formação da personalidade e o aprendizado do aluno com NEE, os processos afetivos são fundamentais para o desenvolvimento intelectual dessas crianças.

Damásio (1996) argumenta que a formação das emoções humanas não pode ser separada das atividades ditas da razão. As emoções podem exercer influência no raciocínio tanto positiva como negativa, devemos tomar cuidado com afirmações que separem a razão da emoção pois elas são alheias aos desejos, emoções, satisfações pessoais, como seres totais que somos.

A maneira como o professor se relaciona com o aluno NEE reflete nos demais servindo como modelo. O professor é um modelo de identidade em sala de aula, assim o seu papel é de motivador das relações afetivas. O professor precisa ser incluído através de formação para atuação na área, valorização financeira, ambiente de trabalho afetivo, cordial com o apoio da escola. É importante que não seja cobrado um sucesso sobre a educação inclusiva somente a partir da sua atuação. Para isso é necessária uma estrutura escolar.

Segundo Cole e Cole (2003), há evidências que apontam o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais como compartilhar, ajudar, cuidar e mostrar solidariedade, já no segundo ano de vida. Por isso devem ser estimuladas desde cedo.

Quando um aluno auxilia um colega com NEE percebe-se que alguns colegas se motivam a realizar o mesmo, desenvolvendo assim um vínculo posterior de relação. Uns dos primeiros exemplos de solidariedade devem provir do professor, pois representa um modelo de identidade em sala de aula, o professor deve verbalizar ao aluno motivação na realização das atividades, a partir dessa motivação notaremos a emoção na criança e empenho na realização da atividade. Gestos como o de sentar no chão com as crianças, dar chance pra que conversem e exponham o que está acontecendo com eles, transmitir segurança e cuidado são fatores importantes para estabelecer laços de afetividade.

A amizade é um dos sentimentos que se relaciona com a afetividade, quando há amizade ocorre a afeição, reciprocidade e compromisso entre duas pessoas que se consideram mais ou menos iguais, automaticamente as diferenças entre os amigos passa a ser ignorada, eles se igualam.

É necessário que o professor não esqueça que o aluno que não é portador de NEE também precisa de afeto, aprovação. Para que a interação continue entre colegas isso é fundamental.

A afetividade também pode ser utilizada como numa situação conflituosa com o objetivo de crescimento do aluno. Conforme Nietzsche (2003), o mestre deve ser ao mesmo tempo “asas” e “freio” para os alunos , dando condições para que eles se elevem , mas também para que saibam conter seus ímpetos da maturidade.

Referência:
SELAU, Bento. Incusão na sala de aula. Porto Alegre. Evabgraf Ltda., 2007.Cap. 4; p. 81-97.

(Necessidades Educativas Especiais)