Atividade referente às disciplinas de: Educação e Corporeidade; Didática, Necessidades Educativas Especiais e Prática Pedagógica III.


Observação dos alunos em sala de aula, pátio e estrutura física da escola.

Número de alunos total na escola: Em torno de 1200 alunos.

Série que realizou a(s) observação (s): 2º ano do Ensino Fundamental.

Número de alunos total da turma que foi observada: 28

Número de alunos com NEE em toda a escola: São dois alunos Um aluno com muletas no 1º ano do Ensino Médio e um com Hiperatividade 6ª do Ensino Médio.

Número de alunos com NEE na turma observada: Não possui alunos com NEE na turma observada.

Que necessidades: Não se aplica.

Quais as idades respectivamente: Não se aplica.

Quantos professores na turma: Uma Professora

A escola possui acessibilidade físicas e na comunicação (interpretes, etc.), quais? Possui acessibilidade só na parte de baixo da escola, um cadeirante não tem acesso no segundo andar da escola. Possui um banheiro para cadeirante com a pia mais baixa. Não possui interpretes, pois não possui nenhum aluno que necessite.

Descrição do local de observação: estrutura física e organizacional (instalações físicas, direção, secretaria, conselhos, associações/grêmios, turmas/séries, horários de funcionamento, normas disciplinares para estudantes, professores/as e funcionários/as).

A escola possui em torno de 31 salas de aula, está em funcionamento em turno integral, sendo que a noite funciona como EJA, possui uma sala com jogos pedagógicos e livros para crianças das séries iniciais, biblioteca para as demais séries, pátio com duas quadras de vôlei e uma de basquete e futebol, não possui ginásio e nem área de lazer coberta. Sala dos professores, da direção, sala da coordenação pedagógica e secretaria tudo na parte de baixo da escola e de fácil acesso. A observação foi realizada em uma manhã de visitação.

Comente como acontece o processo de matrícula dos alunos com NEEs:
Não ocorre uma diferenciação na matrícula desses alunos.

Como é desenvolvido o programa curricular dos alunos com NEEs, no que se refere ao processo ensino e aprendizagem. Tem adaptação de programa? E quanto ao desenvolvimento das atividades, como acontece?
As aulas são adaptadas de acordo com a NEE de cada aluno nesses dois casos reatados a pedagoga informou que a cada reunião as professoras que acompanham esses alunos relatam o que foi adaptado, por exemplo, para o aluno com Hiperatividade são disponibilizadas mais atividades pois, ele solicita mais, do que os demais em aula, para o aluno de muletas só as aulas de Educação Física são adaptadas mas ela disse que este aluno é muito bem integrado na turma e que até das aulas de futebol ele participa.

Existe um sistema de suporte técnico-pedagógico para o professor que atua com alunos com NEEs.
A pedagoga informou que o apoio pedagógico está sempre a disposição dos professores, mas que não há qualquer tipo de planejamento específico pra auxiliá-los.

Existe atendimento educacional especializado para os alunos que dele necessitarem. Como acontece.
O apoio ocorre com as pedagogas da escola que são duas nos diferentes turnos, caso ocorra a necessidade é marcado uma reunião com a professora, pedagoga e os pais do aluno.

Quanto ao planejamento dos planos de aula. Quais as orientações que são dadas ao professor.
Os planejamentos são estruturados no início do ano letivo e discutidos em reuniões trimestrais.

Que dinâmicas e recursos são utilizadas na sala de aula.
São utilizados recursos sonoros, motores e visuais pois a sala é decorada pelos trabalhos do alunos, recursos sonoros são explorados com o auxilio de vídeos e musicas tocadas para o desenvolvimento das atividades.

Como acontece o processo de avaliação
A avaliação é descritiva aonde são avaliados a postura em sala de aula, as atividades desenvolvidas na sala, o caderno e os temas.

QUANTO A OBSERVAÇÃO NA SALA DE AULA

1 Perfil sócio económico dos/das estudantes.
São alunos de classe média.

2 Estruturação da sala de aula.
As salas possuem cadeiras e classes para todos os alunos, o espaço físico é colorido e bem organizado, a sala possui um armário com materiais coletivos usados por todos em determinadas atividades.

3 Organização dos alunos em sala de aula
Os alunos sentam e duplas, na explicação do professor são bem atentos, quando estão desenvolvendo às atividades alguns ficam mais agitados

4 Descrição das atividades a serem observadas: da participação professor-aluno, e regência do docente, considerando os seguintes aspectos:

pontualidade do(a) docente
A professora conduz os alunos assim que bate o sinal para entrada.

pontualidade dos(as) discentes
No dia em que eu fui observar só um aluno chegou atrasado e outro faltou, a professora pediram que fizessem fila para se dirigir para sala de aula.

postura do(a) docente regente frente à turma
A professora é muito amável e os alunos adoram ela, os alunos a respeitam e sempre que são chamados atenção eles a atendem.

resolução de situações-problema
A professora conversa e sempre tenta trazer um exemplo do cotidiano delas para sala de aula.

relação aluno(a)/aluno(a)
Todos se dão muito bem, são muito comunicativos e as vezes levantavam para conversar entre si.

relação professor(a)/aluno(a)
Existe uma reação de respeito e afetuosidade, a professora é bastante calma e atende sempre os questionamentos dos alunos. Sempre que precisa de atenção para a explicação da matéria a professora chama os alunos e na maioria das vezes eles param a conversa.

desenvolvimento das atividades
As atividades na sua maioria são atividades bem dinâmicas, os alunos fazem quase sempre de duplas, algumas coisas são passadas no quadro.

Dinâmica de sala de aula (métodos)
Atividades de socialização, são realizadas em duplas ou grupos, algumas não são aceitas por todos os alunos que demonstram alguma insatisfação, mas logo a professora enta num concenso e a atividade é aplicada.

uso da linguagem
A linguagem utilizada era de acordo com o momento de sala de aula, a professora era mais enfática nas horas de propor as atividades e posicionamento dos alunos na sala.

avaliação
A avaliação é realizada pela postura das crianças em sala de aula, os cadernos, atividades desenvolvidas em sala e os temas.

HISTÓRICO DE SUA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA:
a) Solicitar informações sobre a participação na EF escolar e em atividades de recreação e lazer.
A atividade de Educação física é realizada em um período no pátio sem um professor especifico pra isso, é disponibilizado bola e corda ou outro mateiral que esteja disponível na sala de educação física. Não há um planejamento pra aula.
b) A turma realiza atividades com professor(a) regente da turma ou professor de educação física.
Não tem professor de educação física para a turma é a professora de sala de aula que vai com as crianças para o pátio da escola.
c) Identificar adaptações realizadas em jogos, atividades recreativas e práticas desportivas.
Não há adaptações porque não existe alunos com NEE na sala.
d) Como foi a atuação do professor(a).
O professor disponibiliza o materiais para os alunos e faz com que sigam ela numa atividade de alongamento inicial, depois ela deixou eles com bolas e corda de pular.
e) Fatores motivacionais para a prática de atividade.
A professora inicia a atividades com os alunos mas logo eles oedem para jogar bola ou brincar entre eles.
f) O aluno(a) sente alguma dor, desconforto no dia a dia?
A professora disse que na maioria dos dias não ocorre.

(Educação e Corporeidade; Didática Planejamento e Avaliação; Necessidades Educativas Especiais e Prática Pedagógica III)