PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE
Prof.ª ALESSANDRA SILVA QUADROS
ACADÊMICAS: BÁRBARA AZAMBUJA, EMILLY SILVA E PAOLA SATURNINO.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Professoras: Bárbara Azambuja, Emilly Silva e Paola Saturnino.
Escola: Ciranda Pedagógica
Turma: Manhã
Série: 3º ano
Data: 11/06/2010

TRANSTORNOS DE TIQUES E DEFICIENTES FÍSICOS

OBJETIVO
Promover a integração e socialização dos alunos nas atividades propostas, desenvolvendo o aspecto cognitivo através das perguntas e do tema proposto pelo professor. Desenvolver o aspecto motor, motricidade ampla, atenção e reflexo.

RECURSOS
· Bola;
· Garrafa de água mineral 5l vazia;
· Cartões com perguntas;

ORGANIZAÇÃO PRAGMÁTICA DO TEMPO DE AULA
Tempo de aula: 45min
Parte inicial: 10min

ABRIR A PORTA

Os jogadores de mãos dadas formam um círculo, exceto um que ficará de fora. Dado o sinal, o jogador que está fora do círculo caminhará e gritará: janelinha, janelinha, portinha, campainha. Nesse momento ele bate nas costas de um dos colegas, este terá que sair e tentar pegá-lo enquanto ele tenta pegar o lugar deixado pelo colega. Como nós temos alunos com Necessidades Educativas Especiais às crianças não podem correr terão que caminhar para que todos possam participar sem se machucar.
Parte principal: 30min

TU FALAS E EU RETRUCO

Formação em círculo, onde cada participante será numerado. O professor segurando uma bola inicia uma visita a um Zoológico, por exemplo. Eu fui ao Zoológico e, logo na entrada, avistei UMA arara, o aluno com o número UM pega a bola e retruca UMA arara não, SEIS macacos, atirando a bola no número SEIS. O aluno correspondente ao número SEIS retruca SEIS macacos não, QUINZE tartarugas, tocando a bola no colega correspondente ao número. E assim por diante. Quando alguém errar, ou deixar a bola cair no chão, deve sortear uma pergunta que está no pote ao centro da roda, depois de responder todos trocam de lugar e o aluno que “errou” inicia uma nova rodada, porém, visitando outro lugar.
Parte Final: 05min

RELAXAMENTO

Sentados em rodinha as crianças devem fechar os olhos, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, devem prestar atenção na passagem de ar por dentro do corpo e devem fazer o ar chegar até a barriga, sempre que inspirarem procurar encher primeiro os pulmões depois a barriga. Repetir cinco vezes este ciclo. Assim que as crianças ficaram calmas pedimos para que imaginem um campo bem verdinho com flores bem coloridas, vamos fazer com que as crianças cheguem perto das flores e sintam o seu cheiro, depois elas vão enxergar um rio bem calminho, com águas limpinhas e com peixes coloridos. Agora elas vão sentir o calorzinho do sol que esta sobre elas, o professor vai resaltar que as crianças sintam o calor do sol em todo corpo e como essa sensação é gostosa e quentinha. Após essa sensação de bem estar o professor irá pedir para que as crianças comecem bem devagar a espreguiçar e bocejar abrindo os olhos bem devagar. Finalizando assim a aula e retornando para sala de aula.

(Educação e Corporeidade)