COMENTÁRIO DO FILME MISSÃO ESPECIAL EM RELAÇÃO À INCLUSÃO EM SALA DE AULA.
O filme Missão Especial retrata a busca de Corrine, mãe de dois meninos gêmeos altistas, por igualdade. Ao perceber que a deficiência dos filhos não tem cura trava uma verdadeira luta para proporcionar aos filhos uma vida o mais próxima do normal. Ela enfrenta muitos obstáculos, mas é totalmente dedicada, tem ajuda de um professor que faz com que as crianças comecem a falar, ler e escrever, o desenvolvimento é superior ao esperado e então os meninos são aceitos em uma escola regular. Um dos gêmeos entra para uma equipe de corrida “Cross Country” e o outro é aceito para escola de música.
Corrine conta com a ajuda de seu vizinho Doug Thomas que compartilha os seus problemas, torna-se amigo dos meninos e seu companheiro.
Este filme trás para a sociedade a importância da integração das pessoas com necessidades especiais, questão complexa se levarmos em consideração a forma que a sociedade é organizada. Conforme Mantoan (1997; p.14):
“Pessoas deficientes raramente podem ser vistas em locais públicos e quase nunca em situações que envolvam lazer.
A consequência direta deste quadro é que nenhuma família tem o mínimo de preparo para receber um membro com qualquer tipo de deficiência. A entrada de um membro deficiente na família constitui-se em uma situação traumática e desestabilizante, tendendo a mudar radicalmente o curso da vida e a organização desta família.
Como a deficiência não faz parte de nosso universo, a adaptação à nova realidade é sempre dolorosa e muitas vezes irrealizável.”.
A integração social se dá em primeira estância na escola, já que o professor não tem apenas o papel de ensinar matérias regulares, mas também de incluir as crianças na convivência social.
Segundo Mantoan (1997; p.14):
“É através da escola que a sociedade adquire, fundamenta e modifica conceitos de participação, colaboração e adaptação. Embora outras instituições como a família ou igreja tenham papel muito importante é da escola a maior parcela. Isso torna a questão da integração do deficiente na escola uma questão decisiva não só como questão a curto prazo, mas também no que se refere à organização das gerações futuras.”
A escola regular ao integrar um aluno com necessidades especiais deve ter bem clara a visão de que um aluno portador de deficiência tem restrições e diferentes necessidades, diminuindo, portanto, toda e qualquer expectativa colocada sobre este aluno.
Corrine conta com a ajuda de seu vizinho Doug Thomas que compartilha os seus problemas, torna-se amigo dos meninos e seu companheiro.
Este filme trás para a sociedade a importância da integração das pessoas com necessidades especiais, questão complexa se levarmos em consideração a forma que a sociedade é organizada. Conforme Mantoan (1997; p.14):
“Pessoas deficientes raramente podem ser vistas em locais públicos e quase nunca em situações que envolvam lazer.
A consequência direta deste quadro é que nenhuma família tem o mínimo de preparo para receber um membro com qualquer tipo de deficiência. A entrada de um membro deficiente na família constitui-se em uma situação traumática e desestabilizante, tendendo a mudar radicalmente o curso da vida e a organização desta família.
Como a deficiência não faz parte de nosso universo, a adaptação à nova realidade é sempre dolorosa e muitas vezes irrealizável.”.
A integração social se dá em primeira estância na escola, já que o professor não tem apenas o papel de ensinar matérias regulares, mas também de incluir as crianças na convivência social.
Segundo Mantoan (1997; p.14):
“É através da escola que a sociedade adquire, fundamenta e modifica conceitos de participação, colaboração e adaptação. Embora outras instituições como a família ou igreja tenham papel muito importante é da escola a maior parcela. Isso torna a questão da integração do deficiente na escola uma questão decisiva não só como questão a curto prazo, mas também no que se refere à organização das gerações futuras.”
A escola regular ao integrar um aluno com necessidades especiais deve ter bem clara a visão de que um aluno portador de deficiência tem restrições e diferentes necessidades, diminuindo, portanto, toda e qualquer expectativa colocada sobre este aluno.
As atividades trabalhadas em sala de aula devem ser adaptadas, acompanhadas pela professora e coordenação pedagógica. A convivência com os demais colegas é extremamente proveitosa entre ambos, pois alunos normais aprendem a respeitar e conviver com diferentes tipos de deficiência. Conforme Mantoan (1997; p.22):
“A normalidade e a anormalidade não podem ser reduzidas ao plano biológico. Mais do que isso, precisam ser consideradas do ponto de vista social. O assumir-se como sujeito e o grau de inserção no processo histórico e cultural independem do fato da pessoa enxergar ou não, ouvir ou não, andar ou não, ter maior ou menor capacidade cognitiva. O essencial não está no instrumento, mas no modo como se dá a inserção do sujeito no contexto social.”.
Fonte: Mantovan, Maria Teresa Eglér – A integração de pessoas com deficiência:
Contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memmon: Editora SENAC, 1997.
Informações Técnicas
Título no Brasil: Missão Especial
Título Original: Miracle Run
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Site Oficial: http://www.lifetimetv.com/movies/in fo/move3599.html
Estúdio/Distrib.: Platina Filmes
Direção: Gregg Champion
(Necessidades Educativas Especiais)
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