Acredito que a promoção em saúde deve ser aplicada inicialmente junto a comunidade, aproximar os pais da escola e apresentar campanhas que venham a estimular e promover a saúde em casa tendo continuidade em sala de aula. É muito importante uma visão multidisciplinar que envolva a comunidade, a escola e o ambiente em que essas pessoas vivem.

A escola deve proporcionar ao aluno o desenvolvimento físico e mental, para que isso ocorra esta criança deve estar vivendo em um ambiente saudável em casa, por isso é fundamental a participação e comprometimento dos pais. O acompanhamento dos profissionais de saúde na comunidade é essencial. O professor e a escola que desenvolvem este tipo de integração recebem um retorno por parte deste aluno muito bom, conseguindo assim desenvolver as atividades propostas para a turma.

Um aluno que tenha o reconhecimento dos seus pais, que seja bem alimentado, tenha acompanhamento dos profissionais da saúde, desenvolve melhor as atividades sociais e em sala de aula. O professor também deve estar atento a alguma alteração no desenvolvimento das crianças, alunos que apresentem algum tipo de deficiência mental ou física, algum tipo de dificuldade no aprendizado ou outro tipo que o difere da turma, deve ter uma atenção maior sendo devidamente inserido na turma, para que ocorra um desenvolvimento na medida do possível para tal diferença apresentada perante o grupo em aula.

A Pedagogia também é parte fundamental para crianças internadas em hospitais, auxiliando e oportunizando a continuidade do desenvolvimento dessas crianças que foram tiradas do seu convívio escolar e social.

O conceito que eu tenho de saúde é esse, priorizar o bem estar social e o desenvolvimento físico e mental de crianças na fase pré-escolar até a fase adulta, contando com uma equipe multidisciplinar, e com o apoio dos pais para que o trabalho seja completo e obtenha resultados.


(Educação e Saúde)