Professora: Elisangela Ribas

DEFESA SOBRE PLANEJAMENTO EM SALA DE AULA

Bárbara Reis da Silva Azambuja

Este trabalho tem por objetivo defender o planejamento em sala de aula com base no livro Planejamento Como Prática Educativa (1986), de Danilo Gandin.

O planejamento é fundamental para que o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula alcance o seu objetivo e eficiência. Conforme Gandin (1986, p.16): “O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência. Isto é, elaboram-se planos, implanta-se um processo de planejamento a fim de que seja bem feito aquilo que se faz dentro dos limites previstos para aquela execução.” .

A eficácia é outro ponto a ser atingido com o propósito de que o que for aplicado atinja a todos em aula. De acordo com Gandin (1986, p.17): “A eficácia é atingida quando se escolhem, entre muitas ações possíveis, aquelas que, executadas, levam à consecução de um fim previamente estabelecido e condizente com aquilo que se crê.” .

O planejamento tem a sua importância não só em sala de aula, mas também nas atividades humanas, é importante que o professor leve o planejamento para a sua vida pessoal, pois é um profissional que não pode e nem deve separar a sua vida pessoal da profissional. Conforme cita Gandin (1986, p.17):

É evidente que esta finalidade só é alcançada quando o processo de planejamento é concebido como uma prática que sublinhe a participação, a democracia, a libertação. Então o planejamento é uma tarefa vital, união entre vida e técnica para o bem estar do homem e da sociedade.

É de extrema importância que tenhamos a finalidade do plano de aula bem definida, para que o plano elaborado seja bem aplicado, tenha o seu objetivo alcançado e seja bem compreendido. Gandin (1986, p.18 e 19) cita que existem pontos essenciais que não podem faltar em um planejamento:

“Todas as definições que incluo – elas serão muito mais provavelmente – têm em comum pontos essenciais, sem o que não se pode falar em planejamento.
a) Planejar é transformar a realidade numa direção escolhida.
b) Planejar é organizar a própria ação (de grupo, sobretudo).
c) Planejar é implantar “um processo de intervenção na realidade” (ELAP).
d) Planejar é agir racionalmente.
e) Planejar é dar clareza e precisão à própria ação (de grupo, sobretudo).
f) Planejar é explicar os fundamentos da ação do grupo.
g) Planejar é por em ação um conjunto de técnicas para racionalizar a ação.
h) Planejar é realizar um conjunto orgânico de ações, proposto para aprimorar uma realidade a um ideal.
i) Planejar é realizar o que é importante (essencial) e, além disso, sobreviver... se isso for essencial (importante).”

Adotando algumas destas definições na confecção do Planejamento se espera que os problemas sejam sanados, mas ainda surgiram questionamentos fundamentais para a execução e aplicação do plano em aula, questionamentos essenciais para Gandin (1986, p.19):

“... estará colocando em sua reflexão alguns elementos que tenderão a questionar continuamente sua ação. Esses questionamentos se farão, essencialmente, em três sentidos:
a) no planejamento temos em vista a ação, isto é, temos consciência de que a elaboração é apenas um dos aspectos do processo e que há necessidade da existência do aspecto execução e do aspecto avaliação;
b) no planejamento temos em mente que sua função é a de tornar clara e precisa a ação, de organizar o que fazemos, de sintonizar ideias, realidade e recursos para tornar mais eficientes nossa ação;
c) temos como definida e em vivencia a ideia de que todo o autoritarismo é pernicioso e que todas as pessoas que compõem o grupo devem participar (mais ou menos, de uma forma ou de outra) de todas as etapas, aspectos ou momentos do processo. ”


Para que os planos de aulas sejam eficientes na sua aplicação devemos sempre nos questionar: - O queremos alcançar? Dessa forma delimitamos nos posicionando ao assunto a ser proposto e discutido em sala de aula.

Devemos ter em mente três pontos bem claros: a elaboração, a execução e a avaliação para que o planejamento seja aplicado de forma satisfatória e alcance os seus objetivos. Segundo Gandin (1986, p.22) planejar é:

“elaborar – decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessário para isso; verificar a que distancia se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir essa distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido;

executar – agir em conformidade com o que foi proposto;

avaliar – revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como um dos documentos deles derivados. "


(Didática Planejamento e Avaliação)